Síndrome do túnel do carpo - Cirurgia da Mão

Principais patologias

cirurgia-da-mao-noticias-600x300-set17

Síndrome do túnel do carpo

É a Síndrome Compressiva de Nervo Periférico mais comum dos membros superiores e acomete o nervo mediano na região do túnel carpal, atingindo mais as mulheres no período pós-menopausa.

Causas da síndrome do túnel do carpo variam desde causas mecânicas e posturas até patologias sistêmicas como doenças reumáticas, alterações da tireóide.

Os sintomas são formigamento ou adormecimento que acomete o dedo polegar, indicador, médio e a metade radial do dedo anelar.

No início, os sintomas são suaves, mas conforme a evolução, os sintomas vão se intensificando principalmente à noite. Muitas vezes, com o passar do tempo, o formigamento que pode estar acompanhado de dor, se torna cada vez mais intenso, a ponto de cair objetos da mão com perda de sensibilidade dos dedos afetados e, nos casos mais avançados, ocorre perda de força e inicia-se uma perda ou atrofia da musculatura da região tenar.

O diagnóstico é feito através de um exame clínico e físico associado a exame complementar: Eletroneuromiografia, que indicará se o comprometimento é leve, moderado ou grave.

O tratamento dependerá do grau de acometimento e pode ser conservador com  repouso das atividades manuais, órtese ou imobilizador de punho na posição neutra, medicações, vitaminas do complexo B, fisioterapia, osteopatia.

Nos casos em que evolução não for satisfatória, pode ser indicado o tratamento cirúrgico com descompressão/liberação do nervo mediano no punho, sendo por técnica endoscópica ou via aberta, de acordo com a experiência de cada cirurgião.