Dedo Martelo - Cirurgia da Mão

Principais patologias


Dedo Martelo

O dedo em martelo é uma deformidade do dedo que ocorre quando o tendão extensor (que estica o dedo) se rompe.
Quando uma bola ou outros objetos atingem a ponta do dedo ou do polegar e dobra-a de forma forçada, a energia rompe o tendão que estende o dedo. A força da pancada pode chegar até a arrancar um pedaço de osso junto com o tendão. A ponta do dedo ou polegar não consegue esticar.

 

 

(Aspecto do dedo em martelo)

 

 

(O dedo em martelo é causado pela ruptura do tendão extensor)

 

 

(Dedo em martelo com presença de fratura)

 

 

SINTOMAS
No dedo em martelo, a ponta do dedo fica caída: não pode ser esticada, a não ser que seja ajudada com outro dedo. Pode ocorrer dor, inchaço e alteração de coloração, hematoma embaixo da unha e unha pode até se desprender, principalmente se houver fratura associada.

 

 

DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é evidente pela aparência do dedo e radiografias para verificar se houve fragmento de osso arrancado pelo tendão.

 

 

TRATAMENTO
Não Cirúrgico: Gelo. Analgesia. Vários modelos de órtese, e preferências os modelos com a articulação interfalangeana proximal livre e a interfalangeana distal com 10 a 15 graus de hiperextensão. As órteses são utilizadas sem retirada das mesmas por 6 a 8 semanas. Quando o dedo em martelo estiver cicatrizado, o cirurgião ou o terapeuta de mão irão ensinar exercícios para ganho de movimento da ponta do dedo.

Cirúrgico: Várias técnicas podem se utilizadas conforme o caso e tempo de lesão Normalmente o reparo cirúrgico ocorre quando o dedo em martelo apresenta fragmento ósseo grande ou mau alinhamento articular (subluxação, mais de 30 graus de queda). Nestes casos, fios metálicos (fios de Kirschner ou com a técnica de Ishiguro) e até mesmo mini placa em gancho + parafusos pequenos são usados para segurar o fragmento ósseo e realinhar a articulação. Em casos crônicos pode ser indicação técnica de Brooks-Graner ou artodese da articulação.

 

 

(Técnica Ishiguro)

 

 

(Placa tipo gancho e parafusos)

 

 

 

 

A Cirurgia da mão possui equipe especializada para diagnosticar e tratar o dedo em martelo, entre em contato conosco e solicite um agendamento caso esteja passando por este problema!

Dra. Márcia Arima, ortopedista, especialista em Cirurgia das Mãos.

Para mais informações ou  agendamento de consultas, entre em contato através do telefone (17)3363-6389.