Principais patologias


Dedo Martelo

O dedo em martelo é uma deformidade do dedo que ocorre quando o tendão extensor (que estica o dedo) se rompe.
Quando uma bola ou outros objetos atingem a ponta do dedo ou do polegar e dobra-a de forma forçada, a energia rompe o tendão que estende o dedo. A força da pancada pode chegar até a arrancar um pedaço de osso junto com o tendão. A ponta do dedo ou polegar não consegue esticar.

 

 

(Aspecto do dedo em martelo)

 

 

(O dedo em martelo é causado pela ruptura do tendão extensor)

 

 

(Dedo em martelo com presença de fratura)

 

 

SINTOMAS
No dedo em martelo, a ponta do dedo fica caída: não pode ser esticada, a não ser que seja ajudada com outro dedo. Pode ocorrer dor, inchaço e alteração de coloração, hematoma embaixo da unha e unha pode até se desprender, principalmente se houver fratura associada.

 

 

DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é evidente pela aparência do dedo e radiografias para verificar se houve fragmento de osso arrancado pelo tendão.

 

 

TRATAMENTO
Não Cirúrgico: Gelo. Analgesia. Vários modelos de órtese, e preferências os modelos com a articulação interfalangeana proximal livre e a interfalangeana distal com 10 a 15 graus de hiperextensão. As órteses são utilizadas sem retirada das mesmas por 6 a 8 semanas. Quando o dedo em martelo estiver cicatrizado, o cirurgião ou o terapeuta de mão irão ensinar exercícios para ganho de movimento da ponta do dedo.

Cirúrgico: Várias técnicas podem se utilizadas conforme o caso e tempo de lesão Normalmente o reparo cirúrgico ocorre quando o dedo em martelo apresenta fragmento ósseo grande ou mau alinhamento articular (subluxação, mais de 30 graus de queda). Nestes casos, fios metálicos (fios de Kirschner ou com a técnica de Ishiguro) e até mesmo mini placa em gancho + parafusos pequenos são usados para segurar o fragmento ósseo e realinhar a articulação. Em casos crônicos pode ser indicação técnica de Brooks-Graner ou artodese da articulação.

 

 

(Técnica Ishiguro)

 

 

(Placa tipo gancho e parafusos)

 

 

 

 

A Cirurgia da mão possui equipe especializada para diagnosticar e tratar o dedo em martelo, entre em contato conosco e solicite um agendamento caso esteja passando por este problema!