Informações


banner-nov-tendinite

Terapias alternativas contra a tendinite: Quais são as mais eficazes?

                As tenossinovites de punho e dedos são muito frequentes, causando dor durante o movimento do tendão afetado. Normalmente ocorre pelo excesso de movimento, doença ou trauma e necessita de cuidados médicos e de reabilitação.

            Na reabilitação são utilizados diversos métodos para desinflamação e tratamento da dor. Após a fase inflamatória há necessidade de fortalecimento deste músculo e do grupo muscular afim de prevenir outros episódios de inflamação.

            Dependendo do grau de inflamação do tendão ou quando o paciente não pode interromper a atividade laboral, o uso de órtese sob medida auxilia muito a recuperação.

            Nossas mãos não param! É no celular, no computador, para se alimentar, se vestir e até gesticular!! Não deixamos nossas mãos de repouso nenhum, por isso a confecção de órtese auxilia no tratamento. A imobilização promove o repouso absoluto das estruturas inflamadas e o tratamento medicamentoso ou de reabilitação tem mais sucesso.

            Os alongamentos são sempre essenciais, mas de forma leve para não aumentar a dor. Podem ser realizados de duas a três vezes ao dia e dependendo do tipo de trabalho deve-se alongar ainda mais.

            Aplicação de gelo, chamada também de crioterapia apresenta bons resultados quando realizadas várias vezes ao dia. Os efeitos locais da aplicação do frio incluem vasoconstrição (redução do diâmetro dos vasos sanguíneos), diminuição da inflamação e dor. Pode ser usada na forma de bolsa de gelo, bolsa de gel frio ou cubos de gelo, porém sempre com uma proteção/pano na pele para evitar queimaduras. Atenção quanto às contra-indicações ao uso do gelo: insuficiência circulatória periférica, fenômeno de Raynaud, hanseníase, entre outros.

            Existem vários aparelhos utilizados de eletroterapia para tratamento.    O ultra-som é uma corrente elétrica que aplicada à superfície de cristal (do aparelho) e convertida em som, atravessa o tecido e promove efeitos terapêuticos.

            OTENS (estimulação elétrica nervosa transcutânea) é uma modalidade com eficácia para controlar síndromes dolorosas agudas e crônicas, para modulação da dor.

            O laser (amplificação de luz por emissão estimulada de radiação) tem sido muito eficiente na prática e os pacientes relatam melhora rápida da dor e desconforto.

O FES (estimulação elétrica funcional) é utilizado para fortalecimento muscular, durante exercícios de amplitude de movimento e também auxilia no deslizamento do tendão. Este fortalecimento é indicado após a fase de inflamação. Também há uma nova modalidade do FES para desinflamação ainda pouco conhecida, mas com resultados muito eficazes.

            Como no gelo, cada aparelho tem suas contra-indicações que necessitam da avaliação do profissional especializado.

Não fique com dor! Procure tratamento médico especializado e faça uma reabilitação eficaz.